I Seminário de Socialização e Alfabetização das Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto

Nos dias 22/07 e 23/07/2021 ocorreu um evento promovido pelas Coordenações de Área da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, tendo como temática “I Seminário de Socialização e Alfabetização das Práticas Pedagógicas no Ensino Remoto”, no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Flora Agrícola – Comunidade da Agrovila. O evento teve como objetivo principal a socialização das práticas pedagógicas e o processo de alfabetização no ensino remoto, na expectativa de metodologias exitosas, para serem utilizadas no processo de ensino aprendizagem, no período de pandemia e ensino híbrido. Público alvo: professores, pedagogos e gestores das escolas municipais Flora Agrícola, Maranata, Maria Eduarda e São Francisco, localizadas nas Estradas da EMADE e Agrovila. No primeiro dia, foram abordados os seguintes temas: Novos horizontes para a Educação (Eduardo Alberto Martins – Psicólogo); Déficits  de atenção e distúrbio aprendizagem na alfabetização (Prof. José Nilson de Souza Silva – Psicopedagogo – UCAM); Experiência na alfabetização (Profª alfabetizadora – Gertrudes de Oliveira Cardenes); Práticas pedagógicas (Profª Aniterese Sevalho Lopes); Avaliação (Profª Maria Teresa Araújo dos Santos); Ensino remoto/híbrido (Profª Esp. Gestão Escolar, Ivete de Almeida Ramos), além de momentos de socialização das práticas pedagógicas e alfabetização no ensino remoto, com apresentação das atividades desenvolvidas neste período de pandemia.

No segundo dia, foram abordados os temas: A importância da ludicidade nas práticas pedagógicas, no ensino (Núbia Ramos Primo – Coordenadora de Educação Infantil). As professoras Francinilda Bandeira de Oliveira (EM Mayara Redman Abdel Aziz), Kelry de Oliveira Bastos (EM Profª Tereza Praia) e Sara Monteiro (EM Profº Luzivaldo Castro dos Santos), fizeram apresentação, confecção e socialização de sugestões de materiais didáticos pedagógicos, a serem utilizados no processo de ensino aprendizagem. Em seguida, houve a oficina para confecção de materiais didáticos pedagógicos, pelas escolas participantes, com apresentação/exposição dos materiais confeccionados na oficina. Finalizando o dia, a Creche Francisco Hélio Bezerra Bessa apresentou aulas práticas, com os temas Expressão dramática (Profª Isvanilza Freitas) e Percepção Ritmica (Profª Jociene Castro).

Agradecimentos ao nosso Prefeito Nicson Marreira de Lima, Vice-Prefeito Gilmar Willian Gomes Veloso, ao Secretário de Educação, Prof. Marcus Lúcio de Souza, à Subsecretária, Profª Maria Sônia Pereira Solart, à Coordenadora Executiva Pedagógica, Profª Janete Queiroz Ploia, à toda equipe da SEMEEC, aos coordenadores de área, gestores e pedagogas das escolas da Zona Rural e Urbana, que contribuíram diretamente e/ou indiretamente, para que evento fosse um sucesso!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram